segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

Porquê gostar de cinema

Ir ao cinema faz-nos viajar... Viajar no tempo, no espaço, viajar no pensamento, mas acima de tudo nos sentimentos e na emoção... Quantas e quantas vezes não sai do cinema a chorar ou pelo menos com os olhos um pouco mais brilhantes que o normal, ou simplesmente um pouco mais feliz, ou intrigada, ou perdida de riso, ou esperançosa, enfim... Basta fazermos como a Amelie Poulain: olhar para trás durante uma sessão de cinema e observar a cara das pessoas no escuro... as caras de riso, de choro, de preocupação, de intriga, de medo (com a mão com os dedos abertos a tapar a cara para não perder pitada), o ar de gozo ou simplesmente a atenção com a qual observam o filme (é obvio que não estou a falar dos namorados na última fila)...
Por isso é que eu gosto de cinema, não me importa os géneros, o que é que os criticos acham, se o filme está in ou out, isso é tudo burrice por parte dos pseudo-qualquer coisa, tudo o que interessa é se naquele momento estou a ''sentir'' o filme e se realmente me faz viajar...


Chiquitita (em plena aula de estatistica e não muito inspirada; mas o que tinha de ser dito, tinha que ser dito)