segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Sucesso de um almoço de domingo

Convidei uma amiga para almoçar porque andava, já há uma semana, ansiosa para experimentar uma receita nova e precisava de aprovação!
A receita funcionou muito bem mas o melhor é que tem potencial para ficar ainda mais apetitosa...mnham!
Aqui fica a dica do seitan com batatas, castanhas e cebola no forno (facilmente adaptável para receita vegan, já que o único ingrediente não-vegan é a margarina, com soro de leite em pó):

Cortar batatas (para cozer) e, cruas, espalhá-las numa travessa funda que vá ao forno. Juntar a cebola em pedaços grandes e as castanhas, ainda congeladas. Deitar água (não muita, o suficiente para cobrir as batatas sem as alagar!), azeite e um bocadinho de vinho branco (opcional). Espalhar um pouco de massa de pimentão nas batatas (cuidado com a quantidade que juntam!). Levar ao forno a 180┬║.

O seitan será adicionado mais tarde porque não precisa de ficar no forno tanto tempo.
Numa tigela, juntar 2 colheres de sopa de margarina, um bocadinho de óleo, alho picadinho e colorau (pimentão doce em pó). Mexer tudo muito bem até criar uma pasta. Esta pasta servirá para barrar o seitan, cortado em pedaços pequenos.

Quando as batatas já não estiverem tão rijas, juntar o seitan (com cuidado que o forno está quente!). O preparado deve ficar no forno até as batatas cozerem e o seitan ficar douradinho (humm...dentro do possível).

Isto foi tudo feito sem medidas, muito a olho...mas ficou muito bom!
Para quem preferir, o seitan também pode ser cortado em bife, dispondo depois em camadas: batatas, seitan, castanhas...enfim o que apetecer!

Bom apetite

Consuelo