quinta-feira, 4 de dezembro de 2003

Quando for grande quero saber o que quero ser!

Quando tinha 8 anos queria ser cabeleireira, decoradora, estilista, orgulhosa dona de muitos cavalos, cantora, escritora, advogada, arquitecta, fotógrafa, viajante, e, sobretudo, queria ter 18 anos e ser tudo ao mesmo tempo...ah! a acrescentar à lista estavam ainda os desejos de ser feliz e muito independente!

12 anos depois, a frequentar o curso de Direito, ainda não me decidi! Assisti ontem a 2 conferências inseridas no ciclo Saídas Profissionais: consultadoria e advocacia. Nenhuma das duas me pareceu encorajante mas, ainda assim, gostei mais da segunda, o que também se deveu à presença do Sr. Bastonário Miguel Júdice (muito mais simpático e acessível do que imaginava). No intervalo das conferências, participei (muito passivamente) de um debate livre com um Sr. cujo nome não me recordo; o Sr., licenciado em Direito, foi advogado durante anos. Mas estava ali na qualidade de escritor...depois de anos de aborrecimento, desistiu do exercício da advocacia e dedica-se agora exclusivamente à literatura!
Enquanto nas conferências nos tentavam convencer das vantagens da área da consultadoria na Delloitte e da excitação de representar (não tantas vezes como se imagina) um cliente em tribunal, ali estava a outra hipótese que tantas vezes já considerei ou, pelo menos, que já imaginei possível no futuro: aborrecer-me de tal maneira com o Direito que teria de dedicar-me a outra coisa!

Com 20 anos, quero ter 8 e quero ser tudo ao mesmo tempo mas, sobretudo, não ter a obrigação de ser nada!

Consuelo