segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Inocencia perdida/Nostalgia infantil

Ir ao cinema com uma menina de 5 anos fez-me lembrar a minha inocencia perdida... Como o nosso amigo Havaiano, tambem eu encontrei finalmente o Nemo, numa sala cheia de criancas e respectivos pais (quase todos a segurar peluches do peixe mais famoso dos ultimos tempos). O filme esgotou salas em todo o lado por uma razao obvia, e pura e simplesmente bom, mas o que eu mais gostei foi da sensacao que ele me causou. Durante a duracao do filme, e ao ver a aflicao das criancas a rebentar em choro porque o Nemo nunca mais era reunido com o seu pai, comecei a ficar com aquela sensacao que ficava quando tinha cinco anos e via o ''Em busca do vale encantado'' e o dinaussaro pequenino era separado dos pais, ou as lagrimas derramadas pelo ''Papuca e Dentuca'', ou ate uns anos mais tarde, quando via as ''Mulherzinhas'', e ficava completamente revoltada e ofendida porque a Jo rejeitava o Laurie, e a estupida da Amy ficava com ele... Bem ainda hoje mantenho essa revolta interior, mas ja me consigo controlar melhor e so choro durante a duracao do filme, mas ja nao tenho aquela esperanca que tinha quando era mais pequena, que o livro se iria alterar... E por essas e por outras que adorei ter ido ver este filme ao cinema; porque durante 1h30, voltei a ser pequenina outra vez...


Chiquita (A fazer beicinho: eu quero uma tartaruga gigante bebe para o natal...)