segunda-feira, 8 de dezembro de 2003

Desporto familiar!

O que eu gosto do ‘’Quem quer ser Milionario’’. Podia comecar este post a fazer uma piadinha facil sobre o ex-apresentador do programa, que nao se encontra num bom momento a nivel profissional (ou a qualquer outro nivel), mas que nao deixa de ser, por esse motivo, o meu apresentador preferido do programa (este Jorge Gabriel, nao sei, faz-me um bocado de especie, nunca consegui tirar da cabeca a imagem do seu celebre: ate jaa!). Toda a gente simpatiza com este programa. Quantas vezes nao cheguei ao cafe e uma das perguntas (ou das respostas) era motivo de discussoes amigaveis. E e claro que todas as pessoas tem um ponto em comum: gritar, ofender, criticar os concorrentes do concurso quando estes nao conseguem acertar, talvez devido aos nervos, bloqueio ou mesmo burrice, uma resposta considerada basica por todos. E claro que eu tinha de ter a minha teoria. O ‘’Quem quer ser Milionario’’ e definitivamente para mim um desporto de sofa. E muito facil estar em casa e gritar as respostas certas, sem ter que estar num estudio cheio de camaras, com uma plateia de olhos postos no concorrente, ja de si nervoso, e diante da possibilidade de ganhar uma carrada de dinheiro, sem que para isso tenha de realmente trabalhar (apenas exercitar o juizo). E que vamos la a ver, ele esta a ser julgado por todos a nivel da sua cultura geral. Se uma pessoa de profissao seria ou com estudos errar tipo na quinta pergunta sobre um assunto muito basico nao ira ser julgado por todos quando for trabalhar de manha ou quando sair com os amigos? Nao sei, mas no momento em que aparecer na caixinha magica, sem saber a resposta a uma pergunta, em muitas casas deste pais, pais e filhos irao unir esforcos e numa so voz gritar incompetente, burro, bronco e mais uma carrada de nomes, talvez nao apropriados para escrever neste blog. E verdade, quantas e quantas vezes, eu e o meu pai, em diferentes divisoes da casa, gritamos um para o outro as respostas que achamos certas (e geralmente perco com o meu pai nestas coisas), e como o concorrente e ignorante... E o que eu digo, mais que um simples programa de televisao, este concurso une pais e filhos, alegra conversas de cafe, e e por essas e por outras que eu digo que nunca na vida iria participar. Porque eu sei muito bem se la fosse, iam-me calhar aquelas perguntas do arco da velha, que eu nao saberia a resposta, e que provavelmente em muitas casas de Portugal iria ser motivo de chacota familiar!

Chiquitita (apos uma sessao de ‘’Quem quer ser Milionario’’ familiar)