terça-feira, 18 de novembro de 2003

A Ternura dos 20

Agora que penso nisto, tenho estado em negação, quase inconscientemente, quanto aos meus próprios 20 anos! Quando me perguntam a idade tendo a responder que tenho 19 anos...Acho que ainda ando a ver se isto de envelhecer não é nada comigo! Não que a idade me assuste mas o que há de realmente arrebatador nos 20 anos é que, ao contrário dos 12 ou dos 15 em que todos os de 12 ou de 15 são iguais entre si, a partir desta idade já encontramos de tudo: os que estudam, os que trabalham, os que estudam e trabalham, os que já estudaram, trabalharam e voltaram a estudar, os que saíram de casa, os que continuam em casa dos pais, os que já são pais...as opções de vida parecem crescer em proporção com a autonomia que vamos conquistando e tomar consciência de tudo o que podemos fazer é tomar consciência do que fazemos, das escolhas que já tomámos e tomamos todos os dias porque, em última análise, podia ser eu a trabalhadora, podia ser eu a mãe de um bebé não planeado, podia ser eu a tentar pagar a renda, podia mas não sou! Não sou nenhuma das pessoas que vivem as situações anteriores mas sou outras!

Ter 20 anos é bom...diz-se...por aí! E desconfio que seja verdade...

Parabéns Chiquitita!

Consuelo