sexta-feira, 28 de novembro de 2003

LOMOgrafia

Descobri, no King Triplex, num daqueles postais que costumam distribuir à entrada dos bares, um anúncio a um concurso de fotografia a realizar-se agora no final de novembro, organizado pela Liga Internacional Lomográfica. Resolvi visitar o site que o postal indicava:

Em 1982, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, braço direito do ministro da defesa e da indústria, sugeriu a Michail Panfilowitsch Pantiloff, director da Lomo Russian Arms and Optical Factory, que examinasse uma pequena máquina fotográfica japonesa. Panfiloff ordenou imediatamente que a copiassem e produzissem, melhorando alguns aspectos. O objectivo seria então produzir o maior número possível de máquinas para documentar o estilo de vida comunista - todos deviam possuir uma Lomo Kompakt Automat, todos, entenda-se, todos os comunistas respeitáveis. A máquina foi ainda vendida no Vietname, Cuba e Alemanha durante os anos 80.

Em 1991, dois estudantes austríacos de visita a Praga, encontraram LCAs e decidiram comprar: à medida que passeavam, fotografavam com a máquina à altura da anca, por entre as pernas, em movimento... Nesta altura, tanto a produção como o valor comercial das Lomo já haviam caído consideravelmente.
De regresso a Viena, os estudantes ficaram surpreendidos com o resultado das revelações!...
A Sociedade Lomográfica (Lomographische Gesellschaft) terá sido criada após a rápida divulgação das LCA em Viena, por volta de 1992-93. Mais do que um grupo de pessoas que se interessava por fotografia, a sociedade movia-se pela liberdade de fotografar, pela máxima de não pensar e, principalmente, não pousar! Como se a vida não tivesse de parar para a fotografia; como se a fotografia pudesse acompanhar, sem interferir, o movimento das coisas, dos momentos!

Em 1994, é organizada a 1a exposição lomográfica internacional em Moscovo e Nova Iorque, em simultâneo! A 1a embaixada surgiria meses depois em Berlim, seguida de muitas outras em aproximadamente 60 países.

Em 1996, a produção das Lomo LCA já havia parado, mas representantes da comunidade lomográfica rumaram à fábrica Lomo Optics, em São Petersburgo, com o objectivo de incentivar o reinício da produção das máquinas, que tinham agora mais procura.

Para além das clássicas LCAs, a Lomo ainda introduziu no mercado outros modelos: em 1998-99 a nova ActionSampler, com 4 objectivas que captam 4 momentos da acção de maneira sequencial; em 2000 a SuperSampler, também sequencial e com 4 objectivas mas panorâmicas; e em 2002 a Pop 9, com 9 objectivas que divide a fotografia em 9 quadradinhos de imagens iguais!

A comunidade internacional lomográfica cresce e, unindo os seus membros estão 10 regras, a respeitar:

1- Leve a sua Lomo para onde quer que vá.
2- Use-a em qualquer hora do dia e/ou da noite.
3- A Lomografia não interfere na sua vida, torna-se parte dela.
4- Aproxime-se o mais possível do objecto a fotografar.
5- Não pense...fotografe.
6- Seja rápido.
7- Não precisa de saber antecipadamente o que fotografou.
8- Nem depois.
9- Fotografe de qualquer ângulo.
10- Não se preocupe com quaisquer regras.

Também em Portugal há uma embaixada lomográfica, visitem aqui! Os preços das Lomo são muito acessíveis...até dá vontade de coleccionar!

Boas fotografias!

Consuelo